Black Friday: dicas de segurança para as compras online no celular

compras no celular

A Black Friday 2019 ano vai oferecer promoções para comprar cursos online, tablets, smartphones, entre outros produtos. Mas, apesar das ofertas e suas vantagens, é importante ficar alerta para não cair em armadilhas e evitar fraudes no momento da compras online, uma vez que hackers podem aproveitar o evento para roubar dados financeiros, além das ofertas falsas.

Leia também: As vantagens de fazer cursos online

Se você vai fazer compras online na Black Friday, veja essas dicas de segurança para não correr o risco de perder seu dinheiro.

Afinal, como proteger seu celular na Black Friday?

Proteção na Black Friday

Instale antivírus no seu celular

Não é só o seu computador que precisa de antivírus. O celular também fica mais seguro quando tem um aplicativo de segurança instalado, uma vez que o programa identifica instalações de softwares que podem espionar as ações no celular, copiando as informações digitadas.


Existem diversos aplicativos gratuitos de antivírus e anti-spyware que oferecem interface em português. Além disso, você deve manter esses apps atualizados para receber os pacotes de segurança mais recentes.

Não use Wi-Fi com rede aberta

Antes de colocar suas compras da Black Friday no seu carrinho, certifique-se que a conexão de internet é segura, pois o Wi-Fi público ou com rede aberta tem maior propensão a invasão de hackers, que podem roubar dados financeiros.


Portanto, escolha o Wi-Fi de locais seguros ou de casas, que utilizem senha e criptografia. Assim, você evita problemas, uma vez que durante as compras são inseridos endereço de e-mail, número de telefone, números de cartões de crédito e débito, entre outros dados.


Dica de leitura: 10 Mandamentos do consumidor para comprar na Black Friday

Não clique em e-mails desconhecidos

Muitos hackers tentam fazer vítimas usando o e-mail como isca. Então, caso você receba um e-mail marketing com promoções com preços muito abaixo da média, evite tocar em links embutidos e comprar pelo site mostrado no celular.


Acesse as páginas em um navegador seguro no smartphone e procure pelo produto que você deseja para verificar a informação.

Cheque o cadeado nas lojas online

Um site de e-commerce confiável possui a proteção por meio do protocolo HTTPS, que oferece uma encriptação para impedir o vazamento de dados durante a compra. Essa segurança é mostrada por um cadeado no topo do navegador.


Verifique se ele está ativado, principalmente na hora de finalizar o pagamento.

Cuidado com mensagens de promoção via SMS ou WhatsApp

As mensagens via SMS ou WhatApp podem carregar links com vírus ou malwares e até encaminhar para páginas falsas. Dessa forma, o consumidor acredita que está comprando um produto quando, na verdade, é um golpe.


Caso você receba uma mensagem como essa, apague a mensagem e compre apenas no site.

Não perca tempo. Cadastre-se agora mesmo em nossa Newsletter e receba em primeira mão as novidades da Black Friday 2019.

Black Friday pos online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *