5 curiosidades que você não sabia sobre a Black Friday

duvidas sobre a black friday

 

Todos ficam ansiosos nesta época do ano, pois a Black Friday é a maior liquidação do varejo nacional. A data teve origem nos Estados Unidos e, ao longo do tempo, foi adotada por outros países do mundo, como o Brasil.

Leia também: Black Friday: dicas de segurança para as compras no celular

Nos EUA, o evento é bem mais forte, todos os consumidores tem um único objetivo: garimpar os produtos com descontos que podem chegar a até 90%. Para conhecer melhor essa data, conheça aqui algumas curiosidades da Black Friday:

5 curiosidades sobre a Black Friday

curiosidades sobre a Black Friday

1. Crise na bolsa de valores

O termo Black Friday (tradução Sexta-feira Negra), originalmente, foi utilizado para se referir ao dia 24 de setembro de 1869, quando dois espectadores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York.

O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção ao elevar a oferta da matéria prima. Muitos investidores perderam grandes fortunas neste dia.

2. Desfile anual

A Black Friday é associada ao Dia de Ação de Graças e, todo ano, a loja de departamento Macama (muito popular nos EUA) faz um grande desfile. O evento foi inspirado na loja de departamentos canadense Eaton’s que realizou o primeiro desfile do Papai Noel em 2 de dezembro de 1905.

Quando o Papai Noel aparecia ao final do desfile, era um sinal de que a temporada de festas havia começado e, consequentemente, as compras. Lojas de departamento, como a Macy’s, inspiraram-se no desfile, e passaram a patrocinar eventos semelhantes ao redor do país.

3. Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é um costume iniciado, em 1939, pelo presidente americano Abraham Lincoln e celebrado na última quinta-feira de novembro.

Por conta disso, os lojistas preocupados com o curto período de compras para as festividades de fim de ano enviaram uma petição a Franklin Roosevelt (1882-1945) para solicitar uma semana a mais de festa.

Pelos próximos três anos, o Dia de Ação de Graças foi apelidado de “Franksgiving” (uma mistura de Franklin com Thanksgiving, como a data festiva é chamada em inglês) e celebrado em dias diferentes – e em diferentes partes do país.

Finalmente, no final de 1941, uma resolução conjunta do Congresso solucionou o problema. Dali em diante, o Dia de Ação de Graças seria comemorado na 4ª quinta-feira de novembro, garantindo uma semana extra de compras até o Natal.

4. Quando se tornou referência nacional

O termo Black Friday permaneceu restrito à Filadélfia por um tempo surpreendentemente longo. O termo são se espalhou a partir de meados dos anos 90. A partir de 2000, a data ganhou uma designação consistente.

5. Black Friday conquistou o mundo

No México, a Black Friday ganhou novo nome “ ‘El Buen Fin’, ou “Bom fim de semana”. A comemoração é associada ao aniversário da revolução de 1910 no México, que, às vezes, cai na mesma data que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Como o próprio nome sugere, o evento dura o fim de semana inteiro.

Já no Brasil, onde o feriado de Ação de Graças não existe, a data passou a ser incluída no calendário comercial do país quando lojistas perceberam o potencial de vendas do dia.


Black Friday Cursos Online

Clique aqui e se prepare para a maior Black Friday de cursos onlineCursos de Pós-Graduação.

Black Friday pos online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *